De acordo com a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), um pequeno furo na tubulação, algo em torno de 2 milímetros, já é mais do que suficiente para provocar um vazamento de água que beira espantosos 3,2 mil litros por dia.
O Instituto Trata Brasil também traz dados impressionantes sobre o desperdício de água proveniente de escoamentos. Estima-se que 38% de toda a água potável do país seja perdida, boa parte deles em vazamentos domésticos.
Infelizmente a maioria não são detectados rapidamente, o que aumenta ainda mais o desperdício. Por isso, é sempre importante ficar de olho na rede hidráulica de casa para não sofrer com esse tipo de contratempo.
Continue acompanhando o post para ficar a par de todas as recomendações profissionais que trouxemos sobre como detectar um vazamento de água. Confira!
Causas mais comuns de vazamento de água
Infiltrações no telhado ou laje: Uma das razões mais comuns é em telhados ou lajes. O que acontece é que com o passar do tempo, as telhas podem se soltar e o impermeabilizante utilizado acaba perdendo o poder de ação. Sem falar que calhas sujas e entupidas também podem provocar infiltração de água. O ideal é realizar manutenções periódicas no telhado e na laje para que o imóvel não venha a sofrer com esse tipo de vazamento.
Conexões vazando: Conexões como luva, cotovelo e T, por exemplo, são usados para que seja possível realizar curvas no encanamento. No entanto, esse tipo de conexão acaba sofrendo com vazamentos, principalmente após um longo tempo de uso ou quando não são instaladas corretamente.
Tubulação antiga: Tubulações antigas são feitas com canos de ferro e cobre. O problema desses materiais é que com o passar do tempo enferrujam (no caso do ferro) e criam micro furos (no caso do cobre). Em ambos os casos, os vazamentos e infiltrações acabam se tornando inevitáveis e a solução é a troca de toda a rede hidráulica.
Pressão da água: Uma pressão muito alta nas tubulações pode causar tensão excessiva e eventualmente levar ao vazamento. Isso ocorre devido a problemas no sistema de abastecimento de água da cidade ou no encanamento da casa, como uma válvula de pressão defeituosa.
Caixas acopladas: A principal causa de vazamento em banheiros é a caixa acoplada. Com o tempo de uso, pode acontecer das peças não comportarem mais o fluxo de água, como é o caso da boia e do obturador. O vazamento acaba sendo percebido dentro do vaso e também no piso.
Válvulas de descarga: A válvula de descarga é outro problema usual em banheiros. A parte de borracha presente na válvula pode acabar endurecida ao longo do uso, gerando o vazamento. A saída consiste na troca da peça.
Boias de caixa de água: A boia da caixa de água também está na lista dos motivos mais frequentes. Essa peça simples controla e mantém o fluxo de água dentro da caixa, impedindo que transborde. Quando a boia apresenta defeitos, como má vedação, ela deixa de cumprir seu papel e o resultado são vazamentos na caixa de água.
Serviço mal executado: Infelizmente, os vazamentos de água também podem acontecer devido a um serviço mal executado. Se o profissional não utiliza os canos adequados, a cola e a vedação correta, com o passar do tempo a rede começará a apresentar problemas de infiltração e vazamento.
Reformas: Uma reforma feita recentemente pode provocar danos a rede hidráulica. Até mesmo um simples furo na parede para pendurar um quadro pode ser o suficiente para perfurar um cano ou uma conexão, resultando em um vazamento que, em alguns casos, pode levar até meses para ser percebido.
Como detectar vazamento de água?
Confira a seguir alguns procedimentos simples para descobrir como detectar vazamento de água nos principais pontos da rede:
Hidrômetro
Comece observando o hidrômetro da sua casa, ou se preferir, o relógio de água. Para isso, deixe os registros de parede abertos, mas feche bem todas as torneiras e demais aparelhos que façam uso de água, como a máquina de lavar. Não utilize os sanitários.
Em seguida, marque o número que aparece no visor do hidrômetro ou a posição em que se encontra o ponteiro maior. Uma ou duas horas depois, sem ter utilizado a água, verifique novamente o hidrômetro e observe se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Em caso positivo, é sinal de que existe vazamento de água.
Canos alimentados com água direta da rede
Para saber se o vazamento vem dos canos alimentados diretamente pela rede de água, ou seja, que não passa pela caixa de água, faça o seguinte: feche o registro na parede e abra uma das torneiras alimentadas pela rede, como a do tanque, por exemplo. Aguarde a água parar de sair.
Imediatamente coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se notar sucção da água do copo pela torneira, então esse é um sinal de que existe vazamento na tubulação que vem diretamente da rede externa.
Canos alimentados pela caixa d’água
Também é importante observar se existe vazamento de água pela rede hidráulica interna, ou seja, aquela que vem da caixa d’água. Para descobrir isso, feche todas as torneiras e equipamentos que utilizam água. Nesse período não utilize os sanitários.
Feche bem a boia da caixa, impedindo que entre água. Faça uma marcação na própria caixa na altura do nível de água. Após uma ou duas horas, verifique se o nível baixou. Em caso positivo, existe vazamento na rede interna.
Tubulação em paredes
Em outras ocasiões, o vazamento de água pode estar na tubulação interna das paredes. Para verificar se é interno, a dica é dar batidinhas na parede, mas para isso você precisa saber por onde passa a tubulação.
Dê batidas em toda extensão da parede e busque por algum som diferente. O aparecimento de manchas, mofo e partes descoloridas também são indícios de vazamento na tubulação.
Torneira, pia e chuveiro
A torneira, pia e chuveiro vazando são bem característicos e fácil de serem percebidos, já que continuam pingando, mesmo quando completamente fechados.
Uma torneira gotejando, por exemplo, pode gastar por dia, em média, 46 litros de água. Por sorte, esse também é um exemplo de vazamento simples de consertar, exigindo, quase sempre, apenas a troca da borracha de vedação.
Vaso sanitário
Para confirmar um vazamento no vaso sanitário existe um truque bem simples. Você vai precisar apenas de borra de café. Jogue a borra no fundo do vaso sanitário e observe. Se não houver vazamento, ela continuará no fundo do vaso. Mas se houver vazamento, a borra flutuará na água.
Detector de vazamento de água
Outra opção, caso nenhuma das anteriores tenha funcionado, é contar com a ajuda de um detector de vazamento de água. Esse pequeno aparelho, facilmente encontrado a venda pela internet, emite sinais sonoros amplificados que permitem pesquisar e localizar onde está o vazamento.
O detector de vazamento de água pode ser usado tanto para identificar vazamentos de solo, quanto de tubulações embutidas na parede.
Outros sinais para detectar vazamento de água
Você também pode se basear em outros sinais que a casa te dá para saber se existem ou não vazamentos, confira a seguir mais algumas dicas:
Paredes manchadas
Paredes com manchas de tinta descolorida são um sinal comum de vazamentos e infiltrações. Repare o local em que se encontram as manchas, possivelmente elas estarão próximas de algum encanamento ou, ainda, perto do teto, evidenciando uma possível infiltração vinda do telhado.
Pintura descascando
Provavelmente você já deve ter visto uma parede com a pintura descascando. Isso indica que alguma coisa está errada com a rede hidráulica da casa, evidenciando infiltrações e vazamentos.
O mesmo acontece quando a parede apresenta bolhas e manchas estufadas. Por isso, ao menor sinal já observe a possibilidade de vazamentos pela casa.
Revestimento soltos
Pisos e azulejos que começam a soltar e a se desprender sozinhos também indicam vazamentos. Esse tipo de indício é bem comum em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, em especial nas regiões próximas a área do banho, torneiras e vaso sanitário.
Manchas de bolor
As manchas de mofo e bolor também são bem desagradáveis e sempre sugerem excesso de umidade, o que também significa vazamentos e infiltrações.
Além de deixar a casa com uma aparência descuidada, as manchas de bolor ainda podem danificar os demais elementos estruturais da casa, como piso e forro, sem falar nos móveis.
Vale lembrar também que as manchas de bolor são muito prejudiciais à saúde, provocando problemas respiratórios e alérgicos aos moradores.
Aumento no consumo de água
Um método eficaz é monitorar o consumo de água ao longo do tempo. Compare os dados de consumo e se houver um aumento repentino sem uma explicação razoável, como convidados adicionais ou mudanças no padrão de uso da água, é provável que haja um vazamento em algum lugar do sistema de encanamento.
Nesse caso, é fundamental investigar o problema o mais rápido possível para evitar danos maiores e desperdício de água.
Bom, com todas essas dicas, você já pode, por conta própria, descobrir vazamentos de água em casa. Contudo, se tiver dificuldades é sempre interessante contar com a ajuda de profissionais especializados que podem realizar uma inspeção completa e, assim, resolver o problema de uma vez por todas!