Vazamento de gás não é brincadeira! Entre os anos 2000 e 2017, foram registradas 532 mortes por inalação de gás em todo o país, segundo dados do Portal Datasus, ligado ao Ministério da Saúde.
E os números não param por ai. Só no estado de São Paulo, todo os anos, o Corpo de Bombeiros atende cerca de 4 mil ocorrências envolvendo vazamentos de gás do tipo GLP, o mesmo usado em cozinhas. Por isso, tudo o que você puder fazer para eliminar qualquer risco de vazamento de gás na residência é muito importante.
Continue acompanhando o post para saber mais como prevenir e descobrir vazamentos de gás.
Quais os riscos de um vazamento de gás?
Explosão, asfixia e intoxicação são os três principais riscos que um vazamento de gás pode trazer para quem se encontra no ambiente.
É importante entender que o gás é mais denso que o ar, portanto, em um vazamento, ele tende a se concentrar rente ao piso. Mas isso não significa que ele deixa de se espalhar pela casa e envolver sorrateiramente todos os moradores. Por isso, ele acaba sendo tão perigoso, especialmente se as pessoas já estão dormindo.
O risco de explosão seguido por incêndio é grande quando há presença de fogo (qualquer chama ou faísca) ou do acionamento de aparelhos elétricos. Até mesmo o acendimento de uma lâmpada pode levar a uma explosão, caso o gás já esteja em altas concentrações no ambiente.
Já a asfixia é o risco de morte por inalação do gás de cozinha. Esse tipo de acidente tende a acontecer quando os moradores já estão dormindo e não percebem o vazamento de gás.
Ao contrário da intoxicação que acontece quando as pessoas inalam gás em grande quantidade, mas não chegam ao óbito. Apesar de não ser fatal, a intoxicação pode trazer graves consequências, inclusive com sequelas por toda a vida.
Alguns sintomas comuns da intoxicação por gás de cozinha incluem vômito, dor de cabeça, dor no corpo e confusão mental. E, caso a pessoa fique exposta com frequência ao gás, ela pode chegar ao óbito pelo agravamento desses sintomas.
Além de todos esses riscos, um vazamento de gás ainda é capaz de provocar inúmeros danos aos imóveis, com reparações que podem custar muito caro aos moradores.
Cheiro de gás?
O gás de cozinha, o chamado GLP, não tem cheiro. Ele é um composto a base de propano e butano, duas substâncias inodoras por natureza, ou seja, elas não liberam qualquer tipo de odor.
Mas é o tal do cheiro de gás? Esse cheiro característico a base de enxofre foi incorporado ao gás justamente para alertar as pessoas para a presença de um possível vazamento. Por isso, o cheiro do gás em si não é toxico, nem perigoso. O grande vilão é o composto GLP que, por ser mais denso, ao ser liberado nos ambientes expulsa o oxigênio, ocupando o lugar dele.
Em razão disso, as pessoas expostas ao gás acabam morrendo por asfixia (falta de oxigênio) e não por toxicidade.
Como descobrir vazamento de gás?
A maneira mais simples de descobrir um vazamento de gás é pelo cheiro que, agora como você já sabe, foi colocado lá de propósito para alertar a possibilidade de vazamentos.
Mas caso o botijão fique na parte externa da casa, identificar o vazamento pelo cheiro pode não ser tão simples. Por isso, a dica é periodicamente fazer o teste da espuma para verificar se há ou não vazamento de gás.
O procedimento é simples: umedeça uma esponja de lavar louça com um pouco de detergente. Em seguida, aplique sobre a válvula do gás.
Caso note o surgimento de bolhas, é sinal de que existe vazamento de gás. Se o botijão ficar dentro de casa, o que não é aconselhado, retire as pessoas do local e feche o registro para iniciar os reparos necessários.
O que fazer em caso de vazamento de gás?
Vazamento de gás sem fogo
Após identificar o vazamento de gás feche imediatamente o registro de saída localizado na válvula do botijão.
Por segurança, retire os moradores da casa. Também é aconselhável desligar a chave geral de energia, apenas se a caixa ficar do lado de fora, para não correr o risco de algum eletrodoméstico ou eletrônico ligar automaticamente e provocar uma explosão.
Abra todas as portas e janelas para aumentar a ventilação, mas jamais ligue o ventilador sob risco do aparelho liberar faíscas causando uma explosão.
Sob hipótese alguma fume no local ou acenda isqueiros e fósforos. Após tomar todas essas medidas de segurança, acione o Corpo de Bombeiros da sua cidade o mais rápido possível.
Vazamento de gás com fogo
No caso de presenciar um vazamento de gás com fogo, a recomendação é fechar o registro de gás e desligar a chave geral da rede elétrica (caixa externa), se for possível.
Retire todas as pessoas da casa e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Lembrando que esses profissionais possuem treinamento e capacidade técnica para gerenciar esse tipo de situação de risco. Jamais tente por conta própria resolver um vazamento de gás com fogo.
Vazamento de gás: prevenção e cuidados
- Compre apenas botijões de gás em distribuidoras credenciadas e licenciadas para atuar no país;
- Todos os equipamentos utilizados junto com o botijão devem ser aprovados pelo Inmetro, como mangueiras, válvulas e registros;
- Ao sair de casa, sempre confira se todas as bocas do forno e fogão estão desligadas;
- Em casos de viagem, feche completamente o registro do gás;
- Tenha o máximo de cuidado ao transportar e manusear o botijão de gás. Evite a todo custo que ele sofra pancadas ou caia no chão;
- Nunca deixe o botijão de gás dentro de casa. O ideal é que ele fique na parte externa da casa em local bem ventilado e protegido do sol, da chuva e do vento;
- Verifique o estado em que o botijão chega até você. Ele não pode estar amassado, enferrujado ou com qualquer tipo de marca que indique que sofreu danos;
- Não é recomendado instalar o gás próximo de ralos ou grelhas. Isso porque, em caso de vazamento, o gás pode se alojar nessas cavidades e acabar explodindo de uma hora para outra;
- A mangueira que liga o botijão ao forno e fogão deve ser mantida afastada para não ser danificada pelas altas temperaturas;
- O botijão de gás deve sempre ser armazenado e utilizado na posição vertical;
- Para o caso de gás encanado, verifique a situação das mangueiras e tubulação. Em casas e apartamentos antigos essas tubulações podem trincar ou apresentar fissuras, levando a um vazamento de gás. Nesse caso, é recomendado realizar a substituição de todo o sistema de encanamento;
- Tenha em casa um detector de vazamento de gás. Alguns modelos podem ser acoplados junto ao detector de incêndio, outros, no entanto, são portáteis e você os direciona até o local onde suspeita que existe um vazamento. Se ele apitar, é sinal de que o gás está vazando;
- Contrate um seguro residencial e tenha certeza de incluir nas clausulas a cobertura de explosão e incêndio. Essa é uma forma de garantir que qualquer dano ao imóvel será reparado sem grandes prejuízos aos moradores;
No entanto, o melhor remédio é sempre a prevenção, afinal, o risco de uma explosão e até mesmo a morte de pessoas queridas em decorrência da asfixia e intoxicação é algo muito sério e que merece todo cuidado.
Portanto, nunca deixe de conferir como anda o sistema de abastecimento de gás na sua casa.