Fazer uso de velas aromáticas em casa se tornou um dos confortos que muitas pessoas passaram a incluir na rotina nos últimos tempos. Sem falar que é uma delícia tirar um tempo para relaxar em um ambiente a meia luz e com um cheiro muito gostoso no ar – esse é realmente um momento de autocuidado. Se você quer conhecer diversos tipos de velas perfumadas e como usar, continue por aqui.
Por que usar velas aromáticas?
A pergunta deveria ser: por que não usar? Muitas pessoas ganham ou compram velas perfumadas e têm dó de acender, usam apenas para decoração. Mas, esse tipo de vela que geralmente é feita com cera e óleos essenciais pode trazer inúmeros benefícios para nós, dentre eles, um poder calmante.
As velas podem animar, transmitir um cheiro revigorante de limpeza e alterar completamente a atmosfera do ambiente em que você deixá-la queimando. Recomendamos a escolha das velas que são fabricadas com cera de abelha, coco ou soja (cera vegetal) e não com parafina. Imagine acender um pouco antes de receber as visitas, certeza que vai receber elogios falando a respeito do cheirinho gostoso no ambiente.
Uma outra indicação é acender uma vela na hora do banho. Experimente apagar a luz, acender uma vela com três pavios e relaxar ao longo do banho, será um momento para curtir.
Dica para acender e apagar a vela
A recomendação para acender é usar um acendedor automático. Isqueiros e fósforos precisam de um pouco mais de cuidado no manuseio, por isso o acendedor é tão prático e pode ser usado sem esforço evitando queimar os dedos.
A forma ideal de apagar uma vela é cortando o oxigênio de dentro do potinho, inclusive, algumas velas já vêm até com uma tampa inclusa facilitando o processo. Há também uma ferramenta que foi feita exatamente para isso – o abafador – que é uma espécie de pinça com um sininho na ponta que será colocado diretamente na chama para apagar.
Outra forma de apagar é utilizando uma pinça que costuma ser vendida nesses kits para velas, ela apaga a vela evitando fumaça quando com a ajuda da pinça se mergulha o pavio na cera líquida ao redor e, ainda pode ser utilizada para remover qualquer sujeirinha que fique na vela após o uso.
Memória da vela e pavio
Uma das principais dicas para uso de velas aromáticas é se atentar ao primeiro uso, é imprescindível que deixe a vela queimar por igual, até a borda por pelo menos três horas. É fácil seguir essa dica quando falamos de uma vela pequena.
E, no caso de velas grandes? A solução é deixar queimar por mais tempo, pois uma vez que a vela não queimou as bordas, ela cria uma espécie de buraco e seguirá assim em todas as vezes em que for acendida, desperdiçando sua vela aromática. Nunca é tarde para dizer que você não deve deixar uma vela queimando sozinha, em um ambiente onde não há ninguém.
A vela deve ser colocada em uma superfície plana e firme. Aquelas que não tem suporte como um copo, devem ser colocadas em um castiçal ou mesmo um copo antes de serem acendidas. Sempre bom lembrar também de não deixar a vela exposta a correntes de ar, isso faz com a chama fique dançando e não queima de maneira uniforme.
Não é seguro queimar a vela completamente, apague quando estiver faltando por volta de meio dedo. Se as velas utilizadas forem aquelas de copinho, aproveite para lavar e reutilizar o copo como porta pincéis, por exemplo. Reciclar sempre será uma opção.
Ainda pensando em evitar desperdício, devemos nos atentar ao pavio. Se, na última queima, o pavio queimado ficou longo demais, quando acendido ele formará uma chama muito grande que vai fazer com que a vela queime mais rápido do que deveria. Além de soltar muita fumaça e queimar a borda do copo. Para que isso não ocorra, orientamos cortar o pavio mais curtinho antes de queimar a vela.
Há uma ferramenta própria para isso, mas você também pode utilizar uma tesoura que já tenha em casa. Ainda falando de pavio, velas grandes pedem mais de um pavio. Na hora da compra, priorize velas com dois ou três pavios, isso facilita a queima uniforme. Hoje, já é comum encontrar velas com mais de um pavio.
Tipos de velas aromáticas
Há diversas fragrâncias para velas e a ideal para cada ambiente da sua casa, acompanhe conosco as recomendações:
Velas perfumadas para sala de estar
É aqui que você vai causar aquela boa impressão ao receber visitas. As melhores opções para um ambiente cheiroso e para atrair boas energias são as velas de arruda e canela.
Velas aromáticas para sala de jantar
Nesse ambiente, pensamos em aromas mais suaves para não comprometer o cheiro das refeições nos almoços e jantares. Para almoços, use velas de sândalo e opte por velas de rosas e mel para os jantares.
Velas aromáticas para os quartos
É onde passamos a maior parte do tempo e onde pretendemos dormir bem e relaxar. Lavanda, bambu, jasmim e morango são alguns dos aromas indicados para esse ambiente que pede equilíbrio, tranquilidade e energia revigorada.
Velas aromáticas para a cozinha
Para repelir insetos, a indicação é o uso de velas com aroma de bergamota ou laranja. O ar vai ficar mais leve e a cozinha revigorada. Ainda por cima, estimula a fome e fortalece a saúde.
Velas aromáticas para locais de trabalho ou estudo
Um cheirinho que ajuda a potencializar a criatividade e concentração é o alecrim. Costuma ajudar a eliminar o cansaço e protege o ambiente de energias ruins.
Velas perfumadas para o banheiro
Lembra que falamos do banho a luz de velas e apreciando o cheirinho se misturando ao aroma dos seus produtos de beleza? Você pode fazer um day spa no seu banheiro, será uma forma maravilhosa de estimular sensações corporais e apurar os seus sentidos. Use velas de lavanda e baunilha que são as mais recomendadas para acalmar seu corpo e a mente.
Por que algumas velas aromáticas não soltam cheiro?
Pode parecer contraditório, já que o intuito de uma vela perfumada é justamente deixar o ambiente cheiroso, além de iluminar. Algumas velas são cheirosas quando nos aproximamos, mas não exalam o cheiro quando acendidas. O principal motivo está no tipo de cera utilizada. A cera de coco aliada a essências naturais traz um resultado maravilhoso! No vídeo abaixo você pode acompanhar um depoimento que fala exatamente disso.
Dicas extras na hora de escolher as velas
As dicas extras para escolha das velas são:
- Escolha produtos de qualidade;
- Não expor a vela sem nunca ter queimado/testado o aroma;
- Lembrar de apagar da forma correta já ensinada acima (se a sua vela não tiver uma tampa própria, use outro metal para apagar e cortar o oxigênio da vela – essa dica evita o cheiro desagradável provocado ao apagar a vela assoprando);
- Quando for utilizar velas aromáticas no banheiro, opte por usar uma vela com o mesmo aroma do difusor que fica nesse ambiente;
- Para velas que ficam na sala de estar, a melhor opção são as velas grandes que difundem melhor o aroma. A dica para preservar a memória olfativa é usar sempre um par de velas iguais.
- Para os quartos, é suficiente uma única vela pequena.
Todas essas dicas, você pode acompanhar na íntegra no vídeo abaixo:
Velas e chás
Além do day spa que sugerimos acima, uma outra proposta é mesclar dois rituais maravilhosos que são acender velas aromáticas e tomar um delicioso chá. É uma delícia dupla no quesito cheiro e sabor gostosos. Além de ser um motivo para convidar alguém para compartilhar esse momento. Se a vela tiver um cheiro marcante, sempre que a pessoa sentir o cheirinho em qualquer lugar ou até mesmo em uma nova visita à sua casa, vai se lembrar desse encontro.
Gostou de se inteirar desse universo das velas perfumadas? Já que você aprendeu a forma correta e os diversos tipos de velas aromáticas, que tal compartilhar suas dicas conosco? Nos diga o que achou de tudo que leu até aqui, estamos ansiosos para conhecer suas impressões.