A ideia de vender imóvel por conta própria parece atraente para você? Então pare um pouquinho para ler esse post com calma.
Muita gente acredita que vender imóvel por conta própria é mais vantajoso do que deixar a negociação nas mãos de um corretor imobiliário. Mas, será que é isso mesmo?
Antes de tomar essa decisão é fundamental analisar todos os prós e contras de vender imóvel por conta própria. Continue a leitura e descubra se essa é mesmo sua melhor opção.
Quais as vantagens de vender imóvel por conta própria?
Sem dúvida nenhuma, a principal vantagem de vender imóvel por conta própria é o não pagamento de taxas de comissão ao corretor.
Quando um imóvel é negociado diretamente com o proprietário – prática conhecida também como venda direta – não existe o pagamento de taxa de comissão e, com isso, a possibilidade de conseguir um negócio mais lucrativo é maior para ambos os lados.
No entanto, essa aparente vantagem pode acabar se tornando um prejuízo para vendedor e comprador, especialmente para aqueles que não tem conhecimento sobre o mercado imobiliário e sobre a legislação de compra, venda e transferência de bens.
Por isso, é bom dar uma olhada no próximo tópico e conferir todos os riscos envolvidos ao vender imóvel por conta própria.
Quais os riscos de vender imóvel por conta própria?
Precificar o imóvel errado
Um dos maiores erros de proprietários que desejam vender um imóvel por conta própria é a precificação errada.
Por falta de conhecimento no mercado imobiliário ou por questões emocionais envolvidas na transação, o proprietário corre o risco de aumentar o valor do imóvel, superestimando o bem ou, ainda, diminuir o valor, subestimando-o.
Em ambos os casos, a precificação errada pode ser um tiro no pé. Um preço muito alto vai afastar possíveis compradores que estão atentos à média de preços do mercado. Por outro lado, um imóvel abaixo do preço pode levar a suspeitas de golpes ou de que o imóvel possui problemas estruturais ou de documentação, o que também pode reduzir as chances de uma negociação.
Não ter tempo para futuros compradores
Se você está disposto a encarar uma venda direta tem que estar ciente de que muitas vezes o horário em que o futuro comprador deseja visitar o imóvel nem sempre vai bater com os seus. Isso significa reagendar outros compromissos ou perder uma possível oferta de compra.
Também é bom lembrar que o telefone vai tocar mais vezes do que de costume e você precisará atendê-lo para não perder nenhuma oportunidade de negociação.
Pressa na negociação
Outro grande problema da venda direta é a pressa na negociação. Essa afobação pode levar o proprietário a fazer uma péssima venda, podendo até mesmo sofrer com prejuízos financeiros.
Sem falar na questão legal e burocrática que pode acabar sendo prejudicada, já que um contrato mal elaborado ou fora das exigências legais pode causar uma tremenda dor de cabeça no futuro.
Não saber vender o próprio “peixe”
O proprietário que decide vender o imóvel por conta própria também corre o risco de fazer uma péssima propaganda e, com isso, acabar dificultando a venda.
Um corretor imobiliário possui todas as estratégias de venda para fazer uma boa propaganda do imóvel, além de dicas e estratégias utilizadas na hora de fazer as fotos, vídeos e anúncios na internet. Alguns pequenos detalhes, como uma foto de um cômodo bagunçado são capazes de fazer o comprador se desinteressar pelo imóvel.
Já no caso de uma visita, o comprador pode se assustar com uma pintura descascada ou um jardim mal cuidado. Mas, aos olhos do corretor, nenhum detalhe passa despercebido e todas as alterações necessárias para concretizar a venda serão sugeridas por ele.
Dificuldades burocráticas
As dificuldades burocráticas são um dos maiores entraves de quem deseja vender imóvel por conta própria.
Existem diversos tipos de documentos necessários para formalizar uma venda, tanto do comprador, quanto do vendedor e, especialmente, do imóvel em questão. A falta de qualquer um dos documentos pode causar um prejuízo enorme, sem contar a perda de tempo, já que a obtenção de certos “papéis” pode levar meses.
Além da documentação, o vendedor ainda precisa estar atento ao contrato de compra e venda para que tudo esteja de acordo com a lei.
Quais os riscos de comprar imóvel por conta própria?
Mas, e se ao invés de vender um imóvel por conta própria, você estiver disposto a comprar um imóvel por conta própria? Existe algum risco nessa negociação também?
Sim, existe. A maioria das pessoas acredita que uma negociação sem intermédio do corretor é mais vantajosa financeiramente, mas não é bem assim.
O corretor está tão interessado em concretizar a venda, quanto o proprietário ou futuro comprador. Ele tende a se esforçar ao máximo para aumentar as chances de sucesso da negociação, propondo alternativas interessantes para ambos os lados.
Confira a seguir quais os principais riscos de entrar numa negociação direta:
Imóvel errado
Um dos primeiros problemas que você pode ter ao comprar um imóvel por conta própria é escolher mal. Não por você não saiba o que quer, mas porque o corretor de imóveis possui amplo conhecimento da região e do mercado, podendo te oferecer um imóvel que se encaixe perfeitamente às suas necessidades.
Gastos extras
Você pode até economizar ao comprar um imóvel por conta própria, mas saiba que, ao final, ao somar todos os custos vai ver que gastou até mais.
Isso porque você vai precisar da assessoria de um advogado, por exemplo, para elaborar o contrato de compra e venda, além de outros gastos, como até mesmo a visita de um engenheiro ou arquiteto para avaliar a condição estrutural do imóvel.
Já com um corretor imobiliário você não precisa se preocupar com essas coisas. Tais serviços são oferecidos pela corretora.
Lidar com a burocracia
A compra e venda de um imóvel é uma das coisas mais burocráticas que existem na vida. Além de consumir tempo e dinheiro, você ainda precisará lidar com a angústia de não saber se está fazendo a coisa certa.
É preciso juntar documentos, ir ao cartório, a prefeitura, ao banco, enfim, uma série de exigências para tornar a compra possível. Mas, ao contar com a ajuda de um profissional da área, todo esse processo é facilitado.
Imóvel com preço acima do mercado
Outro grande risco de uma venda de imóvel por conta própria é precificação. Se você não estiver bem atento, corre o risco de pagar muito mais do que o imóvel realmente vale.
Dívidas e problemas judiciais
Você sabia que alguns imóveis podem estar envolvidos em dívidas e processos judiciais, como penhora e inventário? Uma compra direta pode deixar esses detalhes passarem batido e quando você descobrir, pode ser tarde demais. Em alguns casos, existe até o risco de perder o imóvel.
Golpes
Ninguém está livre de golpes e no mercado imobiliário eles também acontecem. Para se resguardar, a contratação de uma assessoria imobiliária é o melhor caminho, já que você tem a garantia de uma empresa séria e idônea envolvida na negociação.
Danos e problemas no imóvel
Ao primeiro momento, o imóvel parece estar lindo e perfeito, mas é só a mudança chegar que os primeiros problemas aparecem.
Goteiras, rachaduras, vazamentos, pisos soltos, entre outros vícios ocultos que o proprietário pode ter “maquiado” no momento da negociação. O prejuízo, é claro, fica por conta do comprador.
Comprar ou vender um imóvel por conta, como você pode perceber, nem sempre é um bom negócio. A dica é sempre procurar ajuda de um profissional para garantir que o barato não saia caro.