O ventilador é um tremendo companheiro dos dias quentes e abafados. Mas ele também pode se tornar um incômodo caso seja barulhento.
E isso é mais comum do que se imagina, já que a grande maioria dos ventiladores emitem ruídos.
Mas, afinal, é possível se livrar do calor sem precisar ter o som de um helicóptero na sala de estar? Sim, é possível!
Reunimos a seguir algumas dicas espertas para te ajudar a entender o que está por trás do ventilador fazendo barulho. Vem ver!
Porque o ventilador faz barulho?
O ventilador nada mais é do que um aparelho com carcaça de plástico e motor elétrico que ao ser ligado gira as hélices e faz com que o ar circule e refresque o ambiente.
O problema começa a aparecer com o tempo de uso. Isso porque tanto as peças, quanto o motor começam a sofrer desgastes.
Nesse momento você não precisa jogar o seu ventilador no lixo e comprar outro. A dica é apenas fazer as correções necessárias, como vamos explicar a seguir!
4 dicas para acabar com o barulho do ventilador
Mude-o de lugar
Pode parecer bobeira, mas mudar o aparelho de lugar já ajuda a resolver o problema do barulho.
A mágica envolvida nesse processo é simples: dependendo da superfície em que o ventilador está apoiado, a estrutura pode trepidar e com isso os barulhos e ruídos ficam maiores e mais evidentes. Isso geralmente costuma acontecer quando o ventilador está sobre uma base dura ou irregular.
Para fazer o teste, coloque o ventilador sobre um tapete ou superfície plana, onde não haja atrito. Na sequência ligue o aparelho e observe se ele ainda está fazendo barulho.
Limpe o ventilador
Você limpa o seu ventilador periodicamente? Se a resposta é não, então o problema do barulho pode estar vindo da poeira e sujeira acumulada tanto nas hélices, quanto no motor.
Isso sem falar que a poeira ainda pode acabar entupindo os mecanismos internos do ventilador, causando problemas mais graves e que podem até comprometer definitivamente o funcionamento do aparelho.
Por sorte, esse é um problema bem simples de resolver. Comece soltando a grade do ventilador com a ajuda de uma chave de fenda. Em seguida, com um pano levemente umedecido, limpe as pás da hélice e todos os demais componentes que conseguir alcançar. Mas lembre-se de desligar o aparelho da tomada.
Para as partes menores e mais difíceis de alcançar use uma escova de dentes ou cotonetes.
As partes internas do ventilador e até mesmo o motor você pode limpar utilizando uma latinha de ar comprido. O jato de ar direcionado removerá toda a sujeira acumulada nessas áreas.
Quando acabar a limpeza, coloque a grade novamente e ligue o ventilador.
Aperte as peças do ventilador
Se os dois passos anteriores ainda não foram suficientes para eliminar o barulho do ventilador, então talvez você precise observar se as peças do aparelho estão bem encaixadas e apertadas.
Como já mencionamos anteriormente, com o tempo de uso é natural que as peças se desgastem, ficando frouxas em relação aos parafusos que as sustentam. Por isso, é muito recomendado fazer um aperto em todos os parafusos.
Desligue-o da tomada e com a ajuda de uma chave de fenda realize o repare em todas as partes do ventilador.
Em alguns casos você pode até mesmo fixar e ajustar melhor as peças com uma fita adesiva. Dessa forma elas ficarão bem presas e as chances do ventilador fazer barulho reduzem bastante.
Lubrifique o motor
Hora de analisar a situação do motor. Essa é uma das principais causas do barulho no ventilador.
A poeira e o tempo de uso ressecam e desgastam os componentes do motor, o que também contribui para que ele emita ruídos bem desagradáveis.
Para tanto, desligue o aparelho da tomada e aplique duas gotinhas de óleo em cada ponto do motor.
Essa é uma medida de prevenção e manutenção que você pode tomar periodicamente, assim o ventilador se conserva por mais tempo e o barulho dificilmente irá incomodar.
Ventilador fazendo barulho ao girar?
Pode ser que você perceba que o problema é o ventilador fazendo barulho ao girar. Nesse caso, muito provavelmente são as hélices (lâminas) que estão causando o ruído.
Para resolver o problema a dica é alinhar as lâminas para que elas deixem de fazer barulho ao girar.
Comece o reparo desligando o aparelho da tomada e abrindo a grade de proteção. Com uma fita métrica, tire a altura de cada uma das hélices. Elas devem ter a mesma altura. Se alguma delas estiver maior, gire-a levemente para igualar as demais.
Coloque-as novamente no lugar, feche a grade e ligue o aparelho.
Ventilador de teto fazendo barulho?
O problema do ruído está no ventilador de teto? Então, antes de mais nada, observe se o aparelho está bem parafusado e encaixado.
A trepidação causada pelo motor pode facilmente levar o ventilador a fazer barulho, portanto, quanto mais apertadas estiverem as peças, melhor.
Aproveite também para lubrificar o motor do ventilador e garantir que o ressecamento das peças não seja a causa do barulho.
Ventilador silencioso existe? Dicas para acertar na compra
Tecnicamente, não existe ventilador livre de barulho. Todo aparelho emitirá um certo grau de ruído.
No entanto, o problema é quando o ventilador faz barulho a ponto de atrapalhar a noite de sono ou até mesmo abafar o som que vem da TV.
Por isso é importante saber como se livrar do barulho do ventilador antes mesmo de fazer a compra. E é possível fazer isso observando alguns itens importantes, como o selo do Inmetro que acompanha o produto.
Esse selo não existe apenas para medir a eficiência energética dos aparelhos, para os eletrodomésticos que emitem ruídos existe um selo que indica o quanto o aparelho é ou não barulhento.
O selo indica em uma faixa de cores com cinco níveis o grau de volume dos barulhos. O nível 1 é o mais silencioso, enquanto o 5 é o mais barulhento.
Observe também a qualidade dos materiais usados na fabricação do ventilador. O excesso de plástico e materiais muito leves indica que futuramente o aparelho pode se tornar mais barulhento do que o normal.
Anotou as dicas? Agora é só curtir o verão na companhia de um ventilador silencioso!