Quer uma cor chique, forte e cheia de personalidade? Então a dica é investir no verde esmeralda.
Essa cor de verde profundo e sofisticado foi eleita em 2013 como a cor do ano da Pantone. De lá pra cá, ela nunca mais deixou de ficar em evidência e continua causando o maior burburinho por onde passa.
Vem com a gente descobrir mais sobre a cor verde esmeralda e como usá-la na decoração.
Significado da cor verde esmeralda
A cor verde esmeralda, como você já deve imaginar, está diretamente relacionada a joia esmeralda, uma pedra de cor verde profundo, brilhante e transparente.
E, justamente por estar intimamente ligada com uma joia rara e de beleza única, a cor verde esmeralda acaba assumindo essas características, ou seja, é a cor do que é raro, valioso e, por que não, luxuoso.
Contudo, a cor também assume características do seu tom matriz, o verde. Na psicologia das cores, o verde representa a natureza em seu estado mais puro, a reconexão do homem com sua essência, a renovação, a cura e também a prosperidade, já que tudo o que é fértil é, também, verde.
O verde acalma, tranquiliza e traz paz. Basta observar para onde as pessoas costumam ir quando desejam relaxar. Elas vão para o campo, para a praia, para a natureza.
Por isso, o verde esmeralda acaba sendo a junção de todas essas características: o luxo, a sofisticação e, ao mesmo tempo, a simplicidade da vida junto ao que é natural.
Onde usar a cor verde esmeralda
A cor verde esmeralda tem acesso livre para qualquer ambiente da casa. Ela pode ser usada na sala, na cozinha, no quarto e até no banheiro.
Mas, é claro, que sempre tem alguns espaços onde a cor é mais utilizada e acaba ganhando maior destaque. Confira a seguir:
Paredes
As paredes são o carro chefe da cor verde esmeralda. Colocar a cor em uma superfície de destaque como essa é garantia de sucesso na decoração.
De quebra, o ambiente fica mais sofisticado e elegante, mas sem deixar de ser acolhedor e aconchegante.
Você pode trazer a cor para a parede tanto por meio da pintura, quanto pelo uso de revestimentos.
Sofás e poltronas
Sabe aquele toque de glamour que você sempre quis dar na sala, no quarto ou mesmo no home office? Dá para conseguir esse efeito apostando no uso da cor verde esmeralda em sofás e poltronas.
Para um ambiente ainda mais sofisticado, invista em estofados com revestimento de veludo. O resultado é espetacular.
Detalhes decorativos
O verde esmeralda ainda pode aparecer na decoração por meio de pequenos detalhes, como um ponto focal que se destaca no ambiente.
Um bom exemplo, nesse caso, são as luminárias, almofadas, mantinhas e outros objetos decorativos, como vasos, louças e estatuetas.
Pedras e revestimentos
Já pensou ter uma bancada verde esmeralda na sua cozinha ou no seu banheiro? Um luxo só!
Para isso, aposte em pedras de granito e mármore verde esmeralda. Os granitos verde Ubatuba e verde labrador são os que mais se aproximam do tom de verde esmeralda.
Já no caso do mármore, a dica é escolher entre os tons de mármores verde Guatemala ou verde rajastan.
Tecidos
O verde esmeralda pode ser usado ainda em tecidos, como cortinas, toalhas de banho, panos de prato, tapetes, toalhas de mesa e guardanapo.
Aqui, a ideia é trazer o verde esmeralda de modo sutil, mas sem perder o charme e a beleza preciosa da cor.
Cores que combinam com verde esmeralda
A cor verde esmeralda integra a paleta dos tons de verde. Partindo desse ponto fica mais fácil compreender quais cores combinam com a cor verde esmeralda e como harmonizá-los para atingir o seu objetivo de decoração.
Para isso, conte com a ajuda do circulo cromático. Esse círculo traz as sete cores visíveis do espectro (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, lilás e roxo), além de seus tons e subtons.
Com o circulo cromático é possível fazer diferentes tipos de combinações de cores, entre elas, as composição por cores complementares e por cores análogas.
A composição de cores complementares é aquela onde as cores se harmonizam pelo contraste.
Essas cores se encontram em oposição dentro do circulo, como é caso, por exemplo, do azul e laranja ou do roxo e amarelo. Para encontrá-las, basta traçar uma linha perpendicular entre elas.
No caso do verde, a cor complementar que se liga a ele é o rosa. Agora ficou mais fácil entender porque flamingos, samambaias e palmeiras começaram a fazer tanto sucesso, não é mesmo?
Mas, voltando ao circulo cromático, outra opção é combinar o verde com suas cores análogas, ou seja, aquelas que se encontram lado a lado e se combinam pela similaridade e pelo baixo contraste.
No caso do verde, essas cores são o azul e o amarelo, além dos subtons. Por exemplo, se estiver observado a paleta de tons mais escuro de verde, as suas cores análogas serão os tons de verde claro.
Essa composição também é muito conhecida como degrade de tons e subtons.
Além das cores do circulo cromático, você ainda pode optar por combinar a cor verde esmeralda com tons neutros, como o branco, o preto, o cinza e os tons amadeirados.
Tudo vai depender da proposta da sua decoração. Você vai entender melhor esse conceito no tópico a seguir, continue acompanhando.
Como criar uma paleta de cor verde esmeralda
A primeira coisa é definir o estilo da sua decoração! Uma decoração mais moderna pode brincar com altos contrastes e uma composição mais dinâmica, já uma decoração mais sofisticada e clássica vai se harmonizar melhor com uma paleta de tons sóbrios e, preferencialmente, neutros.
Confira a seguir algumas ideias de paleta de cor verde esmeralda para usar na sua decoração:
Conexão com a natureza
Se você deseja criar uma decoração aconchegante e com um toque de rusticidade, então a dica é optar por uma paleta de cor verde esmeralda que traga também tons terrosos na composição.
O próprio tom amadeirado dos móveis já cumpre com essa função. Mas além dele, experimente adicionar um tom de amarelo queimado, como o mostarda, por exemplo, nas almofadas ou no estofado.
Cores como palha, laranja e rosé também se harmonizam bem nessa paleta.
Luxuosa e sofisticada
Mas e quando a intenção é fazer uma decoração luxuosa e sofisticada? Então não tenha dúvidas: combine o verde esmeralda com preto.
As duas cores juntas são um luxo só! Elas revelam personalidade, modernidade e elegância. Você ainda pode complementar a paleta com um tom fechado de azul.
Contudo, por se tratar de uma paleta de cor verde esmeralda escura e fechada, é importante que o ambiente seja bem iluminado.
Jovem e dinâmica
Que tal agora trazer jovialidade, descontração e dinamismo para o décor? Para isso, aposte em uma paleta de cor verde esmeralda com combinação de cores complementares, capazes de oferecer um contraste forte e original.
Uma boa ideia é usar, por exemplo, variações de vermelho e laranja em tons mais claros e abertos.
Fresca e alegre
Quer trazer frescor e alegria para a sua casa? A dica agora é apostar na paleta de cor verde esmeralda com cores claras e frescas.
Para isso, coloque o verde esmeralda no fundo e acrescente elementos em tons como azul turquesa, verde limão e amarelo cítrico, por exemplo.
Tropical
Se você ama uma decoração tropical, aposte em uma paleta de cor verde esmeralda combinada a subtons de verde (do mais claro até o verde esmeralda), além de nuances de amarelo fechado e um leve toque de azul.
Romântica
Quer uma decoração romântica inspirada na cor verde esmeralda? Então a melhor pedida nesse caso é uma paleta de cor verde esmeralda com tons de rosa, como o salmão, por exemplo, o verde claro e uma pitada de verde acinzentado para trazer modernidade.
50 ideias de como inserir aa cor verde esmeralda na decoração de casa
Imagem 1 – Toques de cor verde esmeralda espalhada pela sala e combinada com tons que sugerem uma decoração moderna.
Imagem 2 – Parede verde esmeralda combinada com detalhes em branco. Ideal para uma decoração neutra e moderna
Imagem 3 – Paleta de cor verde esmeralda e rosa para cozinha: romântica, moderna e estilosa.
Imagem 4 – Sofá verde esmeralda para trazer um toque de luxuosidade à sala de estar.
Imagem 5 – Tinta verde esmeralda no home office: tranquilidade para as horas de trabalho.
Imagem 6 – E o que acha de assumir a cor verde esmeralda como a principal da decoração?
Imagem 7 – Pastilhas em cor verde esmeralda para um banheiro moderno e elegante.
Imagem 8 – Fundo verde esmeralda em contraste com a parede preta do ambiente a frente.
Imagem 9 – Romântico e retro, esse lavabo trouxe metade da parede com tinta verde esmeralda e metade com tinta rosa.
Imagem 10 – Parede verde esmeralda em contraste com os tons neutros de preto e cinza.
Imagem 11 – O que acha de usar tinta verde esmeralda naquele móvel antigo? Aproveite e pinte a parede também!
Imagem 12 – O banheiro de parede verde esmeralda ganhou um toque de rusticidade com a bancada de tom envelhecido.
Imagem 13 – Às vezes, basta um detalhe em cor verde esmeralda para mudar o astral da decoração.
Imagem 14 – E por falar em detalhe, o que acha de surpreender as visitas com um fundo verde esmeralda no armário do banheiro?
Imagem 15 – Um luxo esse armário de cozinha verde esmeralda com puxadores dourado.
Imagem 16 – Pinte a parede da sala de verde esmeralda e veja a diferença!.
Imagem 17 – Toque de cor verde esmeralda nas banquetas da cozinha. Um lindo contraste com os tons de cinza.
Imagem 18 – Crie um ambiente conceitual e criativo com a tinta verde esmeralda.
Imagem 19 – Revestimento verde esmeralda para o banheiro: outra maneira de trazer a cor para a decoração.
Imagem 20 – Use a cor verde esmeralda com sofisticação combinando-a com dourado e móveis de madeira.
Imagem 21 – Para a cozinha toda branca, um porta utensilio verde esmeralda!
Imagem 22 – Armário verde esmeralda na cozinha moderna.
Imagem 23 – Que tal levar a cor verde esmeralda para o quartinho infantil? Aqui, ele foi usado em pequenos detalhes.
Imagem 24 – Já viu um tampo de mesa laqueada verde esmeralda? Então olha só!
Imagem 25 – Quem disse que banheiro pequeno não tem espaço para originalidade e bom gosto?
Imagem 26 – Olha que ideia linda! Aqui, o papel de parede do quarto simula a gema da pedra esmeralda.
Imagem 27 – Uma decoração chique e sofisticada com a parede verde esmeralda combinada à pedra de mármore branco, os detalhes dourados e as plantas.
Imagem 28 – Que tal uma cozinha verde esmeralda para animar o seu dia?
Imagem 29 – Decoração romântica com a paleta de cor verde esmeralda e rosa.
Imagem 30 – Parede verde esmeralda combinando com o pufe e a manta da mesma cor.
Imagem 31 – Escolha um espaço da casa para valorizar com a cor verde esmeralda.
Imagem 32 – Profundidade e elegância no banheiro de paredes verde esmeralda e piso preto.
Imagem 33 – Verde esmeralda e branco: clean, fresco e relaxante.
Imagem 34 – Use o verde natural das plantas para completar a paleta de cor verde esmeralda.
Imagem 35 – Existem muitas cores que combinam com verde esmeralda e o branco com certeza é uma delas.
Imagem 36 – Renove a cama de ferro com a tinta verde esmeralda.
Imagem 37 – Um detalhe para fazer toda a diferença.
Imagem 38 – Cadeiras verde esmeralda na sala moderna.
Imagem 39 – Quer um quarto de casal elegante? Então pinte a parede com tinta verde esmeralda.
Imagem 40 – Quadros e parede verde esmeralda.
Imagem 41 – Sofá verde esmeralda. Para ficar ainda melhor, escolha veludo no revestimento.
Imagem 42 – Verde esmeralda em uma proposta moderna de decoração.
Imagem 43 – Cadeiras de veludo verde esmeralda: moderno e sofisticado.
Imagem 44 – Aposte na tinta verde esmeralda para renovar os móveis da sala.
Imagem 45 – Poltrona verde esmeralda recepcionando muito bem os convidados.
Imagem 46 – Que tal uma paleta de cor verde esmeralda com azul petróleo?
Imagem 47 – Um detalhe de revestimento verde esmeralda na área da lareira.
Imagem 48 – Verde esmeralda e branco para quem não quer arriscar demais na decoração.
Imagem 49 – Mas se você não se preocupa com isso, esse banheiro verde esmeralda e rosa é uma ideia e tanto!
Imagem 50 – Paleta de cor verde esmeralda com tons terrosos.
Imagem 51 – Relaxe em um quarto de paredes verde esmeralda.
Imagem 52 – Parede verde esmeralda para uma sala clássica e elegante.
Imagem 53 – Já pensou em pintar o armário da cozinha de verde esmeralda? Então deveria!
E se você é super fã da cor verde, aproveite e veja estas incríveis ideias de verde musgo.