O musgo é um tipo de planta Briófita encontrada em todos os lugares do mundo, forrando o solo com seu aspecto fofo e macio, como um verdadeiro tapete natural. Mas porque estamos falando de tudo isso? Porque essa simples plantinha serviu de inspiração para a criação de uma cor muito popular na decoração de interiores e que atende pelo óbvio nome de “verde musgo”, fazendo uma referência direta a planta que lhe deu origem.
A cor é tão querida e popular que merece um post exclusivo. Por isso, as próximas linhas são todinhas dedicadas ao verde musgo com dicas de como usá-lo na decoração e inspirações lindíssimas para você tomar de referência, confira com a gente:
Significado da cor verde e seus efeitos na decoração
Antes de falar especificamente sobre o verde musgo é importante frisar as principais características da cor verde e seus efeitos na mente humana. A ciência já comprovou por meio de inúmeros estudos que as cores têm sim o poder de influenciar nossas emoções, sensações e sentimentos. E se a intenção é decorar a casa com um tom de verde é fundamental conhecer essas características que cercam a cor e entender como elas interferem no sistema emocional.
Dentro do espectro de luz, o verde se encontra na faixa do meio. E o que isso quer dizer? A cor é a mais neutra que existe e não produz nenhum efeito prejudicial, tanto que a cromoterapia utiliza a cor verde como neutralizadora das outras cores.
Simbolicamente, o verde é a cor da natureza e se manifesta onde existe vida. Portanto, é uma cor de caráter muito positivo e está sempre indicando liberdade, paz, natureza, vida plena, harmonia e saúde. O verde também simboliza segurança, confiança e estabilidade.
O verde musgo por ser uma variante do verde absorve todas as características originais da cor, contudo, por ser um tom mais fechado, o verde musgo acaba atraindo outros sentidos também, como sobriedade, sofisticação, elegância e um certo ar de masculinidade, dependendo das demais cores que forem usadas em conjunto.
Verde musgo: tons e como fazer
O verde musgo possui uma variação de tonalidades, indo desde o verde musgo mais claro até um verde musgo mais escuro e fechado. Por essa razão é importante se atentar para o tipo de verde musgo que deseja colocar no ambiente, especialmente se o objetivo for pintar uma parede com a cor. Nesse caso é importante conhecer o verde musgo vendido por cada uma das marcas e escolher aquela que mais se aproxima do seu projeto.
Mas sabia que você pode criar o tom de verde musgo que você quiser na sua casa? È possível fazer o verde musgo a partir do branco e do uso das cores primárias. O vídeo abaixo vai te explicar o passo a passo detalhado de como fazer tinta verde musgo, confira:
https://www.youtube.com/watch?v=ORstwLH3j-c
Quais cores combinam com o verde musgo?
Saber combinar o verde musgo também é fundamental, não é mesmo? Se não toda sua produção vai por água abaixo. A dica aqui é planejar primeiro o estilo que você deseja criar no ambiente para que, a partir daí, você consiga saber com precisão as cores que mais combinam com o verde musgo e com a sua proposta.
Para uma decoração sóbria, elegante e formal, uma boa opção é apostar no verde musgo com preto. Já para decorações alegres e despojadas, invista no verde musgo com rosa ou laranja. O verde musgo com tons de castanho amadeirado, bege e marrom remetem a um clima de natureza e bem estar, ideal para quem deseja criar uma atmosfera acolhedora e aconchegante.
Agora, se você sonha com uma decoração luxuosa, digna de reis e rainhas, uma boa opção é apostar na combinação entre verde musgo e tons metálicos, especialmente o dourado e prateado.
Um tom sobre tom de verde também cai bem e é indicado para quem deseja um ambiente colorido, mas tem medo de errar na mão com outras cores.
Ah, e não podemos deixar de citar o branco. A combinação entre branco e verde musgo é leve, fresca e descontraída e fica muito bem em ambientes naturalmente iluminados.
E, por fim, para quem deseja uma decoração ousada, moderna e fora do comum pode apostar em uma combinação irreverente como verde musgo e roxo, verde musgo com amarelo ou verde musgo com cinza.
Independente da cor que você escolher para combinar com o verde musgo, a regra de ouro é sempre a mesma: moderação e bom senso para não exagerar e criar uma poluição visual no ambiente. Outra dica é se atentar para o tamanho dos cômodos em que vai utilizar o verde musgo, uma vez que a cor é naturalmente mais escura e fechada e, por consequência, pode provocar sensações de confinamento se usada em excesso.
Anotou todas as dicas? Então vem conferir agora como o verde musgo se encaixa em diferentes propostas de decoração. São 60 imagens inspiradoras para você eleger o verde musgo como a cor da sua casa:
Verde musgo na decoração: inspirações e fotos para ver
Imagem 1 – Um banheiro elegante e sofisticado que elegeu o tom de verde musgo para colorir a bancada da pia.
Imagem 2 – Essa cozinha cheia de charme e estilo trouxe um armário verde musgo em contraste com sua cor complementar, o rosa, usado na parede.
Imagem 3 – Sala de estar decorada com dois tons de verde musgo: o mais escuro no armário lateral e um mais vibrante e quente no tapete.
Imagem 4 – Que tal levar o verde musgo para o revestimento do chão da cozinha?
Imagem 5 – O lavabo branco com detalhes em madeira acertou em cheio ao escolher a parede verde musgo; o conjunto ficou acolhedor e confortável.
Imagem 6 – Canto alemão com sofá de veludo verde musgo e cadeiras cor de rosa; o papel de parede com plantas tropicais finaliza a proposta.
Imagem 7 – Aqui nessa cozinha moderna, o tom fechado e bem escuro do verde musgo forma um lindo contraste com os detalhes em preto.
Imagem 8 – O verde musgo do piso da escada quebrou a monotonia branca do ambiente.
Imagem 9 – A cozinha moderna, despojada e jovial trouxe a combinação irreverente entre verde musgo e amarelo.
Imagem 10 – No quarto do casal, o guarda roupa planejado verde musgo foge do comum e surpreende.
Imagem 11 – Já nesse outro quarto, a inspiração verde musgo surge na cabeceira estofada em veludo contrastando com o estilo industrial que predomina no ambiente.
Imagem 12 – Nessa cozinha moderna, o verde musgo colore sem medo o armário principal.
Imagem 13 – O revestimento em diferentes tons de verde musgo marca a área do banho.
Imagem 14 – Sofá verde musgo: a opção certa para quem deseja unir conforto com elegância e sofisticação.
Imagem 15 – Verde musgo na parede: a incidência de luz pode alterar a percepção real da cor.
Imagem 16 – Que tal uma luminária de vidro em verde musgo para sala de estar? O tom de verde segue na decoração com a presença do vaso de palmeira areca.
Imagem 17 – Nessa cozinha, a combinação entre verde musgo, preto e tons de madeira ajudou a criar um ambiente sóbrio e masculino.
Imagem 18 – Conforto e aconchego é com ele mesmo, o verde musgo!
Imagem 19 – Verde musgo em dois tons no sofá da sala.
Imagem 20 – Olha a combinação entre verde musgo e roxo aí! Repare como a simples presença das almofadas já foi suficiente para criar uma decoração mais ousada.
Imagem 21 – Moderna e muito recorrente nos projetos atuais, a combinação entre verde e rosa é sempre incrível.
Imagem 22 – Painel de TV feito com ripas de madeira pintadas em verde musgo: proposta diferente e original.
Imagem 23 – Azulejos de metrô verde musgo: uma cor original para um revestimento que é tendência do momento.
Imagem 24 – Na dúvida, coloque o verde musgo para atuar em pequenos espaços do ambiente.
Imagem 25 – Detalhes decorativos em verde musgo para contrastar os tons sóbrios e neutros do ambiente.
Imagem 26 – Banheiro color block em tons de roxo, verde musgo e vermelho.
Imagem 27 – Um tom sólido e marcante de verde musgo para a parede do quarto do casal.
Imagem 28 – Faixa de mármore verde musgo na parede do banheiro; detalhe nobre e elegante que faz toda a diferença.
Imagem 29 – Um luxo essa cabeceira de cama verde musgo em veludo que se estende até a parede lateral.
Imagem 30 – A combinação perfeita e harmônica entre verde musgo e madeira: um pedaço da natureza dentro de casa.
Imagem 31 – O frescor e a suavidade que só o verde e o branco trazem ao ambiente.
Imagem 32 – Tudo verde por aqui; as texturas são o diferencial desse ambiente.
Imagem 33 – E por que não levar o verde musgo para o teto?
Imagem 34 – Inspiração de decoração boho com uso do verde musgo.
Imagem 35 – Sofá verde musgo na sala cinza: uma proposta moderna e estilosa para sala de estar.
Imagem 36 – Esse trio funciona sempre: branco, preto e verde musgo.
Imagem 37 – Verde nas plantas e na parede.
Imagem 38 – Nessa cozinha, o verde musgo ajuda a destacar o pé direito alto.
Imagem 39 – O verde musgo também sabe se integrar muito bem a projetos coloridos e cheios de energia.
Imagem 40 – A sobriedade marcante que só um tapete verde musgo consegue ter.
Imagem 41 – Olha que sugestão linda para mudar a cara da pequena área de serviço! Simples e fácil.
Imagem 42 – Verde musgo e dourado: uma dupla para compor decorações nobres e refinadas.
Imagem 43 – Aqui, são os detalhes em verde musgo que se sobressaem.
Imagem 44 – Olha essa ideia aqui: o home office de estilo retrô optou por pintar a parede de verde musgo, mas só até uma certa altura, deixando as marcas do rolo na parede.
Imagem 45 – Decoração clássica, com toque de modernidade e, claro, verde musgo no meio.
Imagem 46 – Banheiro com parede verde musgo em contraste com os tons neutros e suaves de bege.
Imagem 47 – Nessa cozinha, o verde musgo da parede recebeu uma iluminação direcionada para destacá-lo na decor.
Imagem 48 – No quarto juvenil, o tom mais quente de verde musgo traz vida e energia.
Imagem 49 – Verde musgo e verde oliva dividem espaço nessa cozinha.
Imagem 50 – Tons que remetem a natureza são sempre acolhedores e aconchegantes, como é o caso dessa sala de jantar em verde musgo e tons amadeirados.
Imagem 51 – Cheio de classe e estilo, esse home office soube usar como ninguém o verde musgo nas paredes.
Imagem 52 – E aqui, para contrastar, uma faixa dourada na parede.
Imagem 53 – A iluminação natural traz ainda mais frescor para a sala de jantar em tons de verde musgo e madeira.
Imagem 54 – Verde musgo no teto e nas paredes: conte com uma boa dose de iluminação natural para criar esse efeito.
Imagem 55 – No banheiro, o verde musgo marca presença no gabinete da pia.
Imagem 56 – Banquetas verde musgo para descontrair a cozinha americana.
Imagem 57 – Perfeita a pintura dessa parede verde musgo; a combinação com o branco e os elementos de fibra naturais deixaram o pequeno banheiro ainda mais incrível.
Imagem 58 – Nessa sala, entre o preto e branco, duas poltronas verdes musgo se destacam.
Imagem 59 – Cozinha linear planejada em tom de verde musgo.
Imagem 60 – Nesse quarto de casal cheio de cores, a cabeceira e a base da cama compartilham o mesmo tom e textura de verde musgo.